segunda-feira, 11 de maio de 2009

A medicina alternativa genericamente engloba os métodos e práticas utilizados em adição ou no lugar do tratamento médico convencional.
Para tal, existem várias vertentes com diferentes métodos de tratamento, tais como:




Aromaterapia

É um ramo da osmologia (estudo dos odores e aromas) que consiste no uso de tratamentos baseados nos efeitos que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo.
Dos vegetais é extraída a essência a ser aplicada isoladamente ou em combinação com outros aromas, dependendo das doenças e do indivíduo.

Exemplos:
· Óleo de Camomila – Indicado para dores de cabeça e depressão;
· Óleo de Cânfora – Indicado em resfriados, reumatismos, acne, insónia;
· Óleo de Cedro – Efeitos sedativos. Usado para angústia, bronquite e tosse;





Arte Terapia

A Arte Terapia é um tipo de psicoterapia que utiliza a expressão artística (cantar, dançar, desenhar, etc.) como instrumento terapêutico.
Os diversos meios utilizados permitem ao inconsciente expressar-se e revelar aquilo que até então não era consciente, facilitando e enriquecendo o processo terapêutico.
A Arte Terapia oferece um grande campo de acção terapêutica e pode ser utilizada nos seguintes casos:
· Depressão;
· Stress pós-traumático (após um acidente, doença grave, aborto, parto, etc.);
· Perturbações da personalidade;
· Stress, ansiedade e fobias;
· Dependências químicas, com álcool e/ou drogas;
· Distúrbios alimentares como a anorexia e a bulimia;
· Crises existenciais resultantes de separação, divórcio, luto, mudança profissional, de país ou de região;
· Procura voluntária de conhecimento de si mesmo ou de desenvolvimento pessoal.

Oferece a vantagem de poder ser utilizada por todas as idades, em pessoas doentes (com cancro por exemplo), deficientes, psicóticos e também em idosas.





Auriculoterapia

É uma técnica de diagnóstico e tratamento baseada no pavilhão auricular.
Baseia-se no princípio de que os pontos auriculares estão relacionados com as várias partes do corpo. A sua estimulação vai actuar nos órgãos correspondentes, auxiliando-os a encontrar o seu normal funcionamento.
Existem mais de 130 pontos na orelha, os quais têm efeitos terapêuticos comprovados pelas experiências clínicas antiga e moderna, conforme ilustrado esquematicamente no mapa auricular.
O interessante se utiliza um material bem atípico, como as sementes, para o alívio daqueles que temem as agulhas.







Ayurveda

É o nome dado à ciência médica desenvolvida na Índia há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Ayurveda significa, em sânscrito (língua clássica da Índia), Ciência (veda) da vida (ayur). Continua a ser a medicina oficial na Índia e tem-se difundido por todo o mundo como uma técnica eficaz de medicina tradicional.
A medicina ayurvédica é conhecida como a mãe da medicina, pois seus princípios e estudos foram a base para, posteriormente, o desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega.
A medicina Ayurvédica é parte da ciência védica e utiliza na sua abordagem terapêutica plantas medicinais, dieta, exercícios físicos, meditação, yoga, astrologia hindu, massagem, aromaterapia, gemoterapia (tratamento com metais e gemas), cirurgia e psicologia.






Biodança

É um sistema de integração afectiva e desenvolvimento humano baseado em vivências criadas através de movimentos de dança com músicas seleccionadas.
Utiliza fundamentos da Biologia, da Antropologia e da Psicologia. A biodança define-se oficialmente como um sistema de integração afectiva.






Bioenergologia

É uma proposta científica aberta que estuda as diferentes formas de energias existentes na natureza e que vitalizam os seres vivos.
A Bioenergologia procura evidências de como as plantas, fungos, bactérias, animais e seres humanos reagem a diferentes tipos de energia. Também explica conceitos como energia orgânica (energia universal e substâncias da vida em si) e o funcionamento de três formas de bioenergias (energias vitais e letais).
Alega-se que a bioenergologia tem obtido resultados efectivos no tratamento e prevenção de vários distúrbios bioenergéticos, que se traduziriam no físico como doenças. Os distúrbios bioenergéticos actuariam directamente sobre o corpo físico e poderiam ser causadores de reprodução celular anormal no indivíduo, conduzindo-o a cancro, HIV, diabetes, estados depressivos, outras doenças do sistema imunológico, situações de stress sem repercussão clínica e muitas outras.






Cromoterapia

É a prática da utilização das cores na cura de doenças. Vem sendo utilizada pelo homem com o objectivo de harmonizar o corpo, actuando a nível físico.
Os adeptos da Cromoterapia entendem que cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica.
A Cromoterapia do século XXI auxilia-se de tecnologia, e é baseada nas sete cores do espectro solar. Um pequeno bastão do tamanho de um lápis e com uma lâmpada de 25 watts é utilizado no tratamento. Ele é colocado a 5 centímetros da pele, e ali permanece por aproximadamente 3 minutos.






Essência floral

Essência floral ou elixir floral é a denominação convencional para um preparado natural farmacêutico, semi-homeopático geralmente elaborado a partir de extractos de flores maduras, plantas ou ainda arbustos ao qual se junta álcool natural como conservante. O resultado é uma solução hidroalcoólica diluída que não possui princípios farmacêuticos activos e que por este motivo não apresenta nenhum efeito fisiológico, biológico ou orgânico. Os preparados normalmente administram-se via oral e não apresentam toxicidade para as doses habituais.
O objectivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções do paciente, ou seja, procura diminuir ou eliminar o stress, depressão, pânico, desespero, sentimentos de culpa, cansaço físico ou mental, solidão, tristeza, indecisão, sensibilidade excessiva, ciúmes, ódio, mágoas, todos os tipos de medos, ansiedades e preocupações que uma pessoa esteja a sofrer.

Sem comentários:

Enviar um comentário